quinta-feira, 26 de março de 2015

Exercícios - Europa - Geografia


Exercícios


1) Após a II Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental recuperou-se em curto espaço de tempo, transformando-se na mais importante potência econômica da Europa. Assinale a alternativa que mais corretamente explica as causas do crescimento da economia alemã.


a) Abundância de recursos minerais ajuda financeira dos Estados Unidos, criação do Mercado Comum Europeu, agricultura itinerante, grande fluxo migratório.
b) Existência de mão-de-obra qualificada reforma agrária, infra-estrutura de transportes, criação do Mercado Comum Europeu, alta taxas de população rural.
c) Combustíveis fósseis, qualificação da mão de obra, densa rede de transportes, recursos do Plano Marshall, participação do Mercado Comum Europeu.
d) Densa rede hidroviária, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, qualificação da mão de obra, altas taxas de natalidade.
e) Carvão de excelente qualidade, petróleo em abundância, mão de obra qualificada, tradição industrial, altos índices de desmatamento.


2) Todas as alternativas apresentam aspectos que se aplicam à Europa da atualidade, EXCETO


a) A configuração de duas Europa, a ocidental, privilegiada no plano econômico, e a oriental, empobrecida e atingida por crises políticas, sociais e econômicas e por conflitos armados.
b) A liderança hegemônica político-militar e econômica, em âmbito mundial, contrariando as previsões de formação de uma economia polarizada pelos EUA e pelo Japão, após o desmantelamento da URSS.
c) A ocorrência de manifestações, especialmente contra os imigrantes, acusados de consumir recursos destinados à solução de problemas sociais, em detrimento da população nativa dos países europeus que os acolheram.
d) O aprofundamento e a extensão de experiências de integração econômica, iniciadas após a II Guerra Mundial, que, dado seu caráter supranacional, têm se apresentado como um modelo para a reestruturação política do mundo no século XXI.


3) Este país liderou a criação da Comunidade Econômica Européia, é muito rico em recursos naturais e, devido à sua posição geográfica, possui características continentais e oceânicas. Identifique-o.


a) Espanha
b) Portugal
c) Alemanha
d) Holanda
e) França

4) Este país europeu, berço do capitalismo e da Revolução Industrial, manteve sua hegemonia econômica até o início do século XX. Identifique-o.

a) Alemanha.
b) Reino Unido.
c) França.
d) Itália.
e) Suíça.




5) Países da Europa Setentrional como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia apresentam uma economia bastante desenvolvida, embora sofram com as imensas dificuldades naturais. Assinale a opção INCORRETA com relação aos aspectos que caracterizam esses países.

a) Apesar dos obstáculos naturais, o clima e o relevo plano são fatores que explicam o grande desenvolvimento agrícola da região.
b) A atividade industrial desses países está apoiada nos importantes recursos minerais e energéticos.
c) O pequeno território da Dinamarca não impediu a expansão da agropecuária, tendo o país uma posição de destaque na União Européia.
d) O norte da Europa é uma das regiões de menor densidade demográfica do continente, e apresenta uma distribuição populacional muito irregular.
e) Os indicadores demográficos, como baixa taxa de mortalidade infantil e alta de expectativa de vida, comprovam as satisfatórias condições socioeconômicas dos países nórdicos. 


6) Como o bloco se chamava em 1951, quando foi criado?


a.União dos Países Europeus (UPE)
b.Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca)
c.Comunidade Europeia (CE)
d.União Econômica Europeia (UEE)
e.Comunidade Econômica Europeia (CEE)


7) – O nome União Europeia só foi adotado pelo bloco em 1992, com o Tratado de Maastricht. Tal acordo também decidiu algo importante para o futuro do grupo:

a)Criação de uma constituição única que deveria ser implantada até 2000
b)Inclusão de mais 12 membros no bloco
c)Exclusão dos países com péssimos resultados econômicos
d)Criação uma moeda única para o bloco X
e)Um acordo bilateral com a CEI (Comunidade dos Estados Independentes)


8) O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Marque a alternativa que indica esses dois países.


a) França e Espanha
b) Itália e Portugal
c) Alemanha e Suécia
d) Portugal e Espanha
e) Reino Unido e França


9) Analise as afirmativas sobre o quadro humano da Europa e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.


a) Na Europa, a tendência é que haja a diminuição da população nas próximas décadas, visto que esse continente apresenta baixas taxas de fecundidade e grande parcela da população composta por idosos.
b) Os países da Europa Ocidental apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
c) Considerado o berço da civilização ocidental, o continente europeu é o mais populoso da Terra.
d) Rússia, Alemanha, França, Reino Unido e Itália são os cinco países mais populosos da Europa.
e) Em razão de sua pequena extensão territorial e seu grande contingente populacional, a Europa é o continente mais povoado, ou seja, apresenta o maior número de habitantes por quilômetro quadrado entre todos os continentes.


10) (UnB) A Bacia do Ruhr, na Europa Ocidental, é uma região caracterizada:


a) por um microclima extremamente frio e seco;
b) pela presença de um complexo urbano-industrial;
c) por uma atividade agrícola altamente desenvolvida;
d) pela existência de lençóis petrolíferos;
e) pela presença de altas cadeias montanhosas.


11) (MACK) Na Holanda, a área de planície sujeita à inundação pelo mar ou pelos rios, protegida por diques e utilizável para práticas agrícolas, recebe o nome de:


a) punas
b) horst
c) pôlder
d) necks
e) boulders



12) PUC) A principal área industrial da Europa Ocidental é a região:


a) de Lille, no norte da França;
b) do Ruhr, na República Alemã;
c) da Sicília, no Sul da Itália;
d) de Manchester, na Inglaterra;
e) da "mesetas", na Espanha.



13) "Graças às abundantes reservas carboníferas existentes em seu território e à grande importação de outras matérias-primas, o país transformou-se em centro econômico-industrial, no século XIX.". O texto melhor caracteriza:


a) O Reino Unido
b) A Alemanha
c) A Itália
d) O Canadá
e) Os Estados Unidos


14) Anterior à formação da União Européia, três países europeus experimentaram o livre comércio para fazer crescer suas economias. O nome desta passada organização era:


a) MERCOSUL
b) ALCA
c) COMECOM
d) BENELUX
e) OTAN


15) Importante rio europeu que nasce nos Alpes suíços e deságua no mar negro:


a) Tigre
b) Mississipi
c) Danúbio
d) Amazônico
e) São Francisco


16) Qual das descrições abaixo é ideal para representar o quadro populacional europeu?


a) Alta taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
b) Alta taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
c) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
d) Baixa taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
e) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida


17) Países que fazem parte da península Ibérica:


a) França, Luxemburgo, Suíça
b) Espanha, Portugal, Andorra e Gibraltar
c) Grécia, Macedônia, Turquia e Bulgária
d) Inglaterra, Irlanda do norte, Gales e Escócia
e) Noruega, Suécia e Finlândia


18)Cadeia montanhosa que está totalmente no território russo, e divide a Europa da Ásia:


a) Alpes
b) Pirineus
c) Apeninos
d) Urais
e) Cárpatos


19) Complete a frase:



“No ano de ___ a União Européia fez uma reunião em ______, em que decidiu utilizar uma moeda de referência, o ____. Essa moeda passou a entrar em circulação 10 anos depois.”

a) 1950; Maastricht; euro.
b) 1992; Beijing; euro.
c) 1992; Paris; dollar.
d) 1945; Washington; euro.
e) 1992; Maastricht; euro



20) “A Europa Ocidental apresenta-se como uma das áreas mais desenvolvidas e mais povoadas em todo o mundo. Centro da revolução tecnológica dos séculos XVIII e XIX, essa região expandiu o seu domínio político e econômico por quase todo o mundo. Após a Segunda Guerra Mundial, com a economia abalada pelo conflito e pela perda de suas áreas de influência, surgem organizações que visam restabelecer o equilíbrio econômico. A mais importante é o MCE, criado pelo Tratado de Roma em 1957.”( hoje U. E.). São objetivos dessa organização:



a) abolir barreiras alfandegárias e criar tarifas externas comuns: instaurar políticas comuns no campo dos transportes, abolir os obstáculos à livre circulação de pessoas, serviços e capitais;
b) facilitar a organização de monopólios nas indústrias e na agricultura; acolher os investimentos estrangeiros aplicados na siderurgia; abolir as diferenças entre Europa capitalista e Europa socialista;
c) permitir a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países membros; integrar-se à AELC, à CECA e ao COMECOM; opor-se à penetração de capitais estrangeiros;
d) abolir as tarifas alfandegárias entre os países-membros; criar zonas de produção agrícola especializada, redistribuir a população, antes fortemente concentrada nas áreas rurais;














Gabarito


1-C

2-B

3-E

4-B

5-A

8-E

9- V V F V F

10- B

11-C

12-B

13-A

14-D

15-C

16-C

17-B

18-D

19-E

20-A








←  Anterior Proxima  → Página inicial

6 comentários: